top of page
Foto do escritorPastor Alex Daher

Daniel 6: Na Cova dos Leões

Série: Domínio e Esperança

29 de setembro de 2024 – IBJM







Daniel 6 é um dos capítulos mais conhecidos de toda a Bíblia. Vários de vocês devem ter ouvido a história de Daniel na cova dos leões pela primeira vez em uma Bíblia Infantil quando vocês tinham menos de 2 anos de idade.

Daniel na cova dos leões é uma história sobre fé. Fé em um Deus vivo, um Deus presente, um Deus poderoso. Um Deus que, como o rei Dario reconheceu no fim:


[27] Ele livra, salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra.


Essa passagem está no contexto do exílio de Israel na Babilônia durante o século 6 AC. Essa é  uma informação importante porque ela explica por que Daniel, um judeu, está vivendo debaixo um governo estrangeiro e sendo perseguido por causa da fé dele. Essa informação explica também como nós podemos aplicar essa passagem para nós.

Você, cristão, é um exilado também, como Daniel. Você está longe da sua casa. Cristo foi antes de você preparar sua morada no céu. Essa terra não é o seu lar.

O que você pode esperar dessa vida se você andar com Deus? Que tipo de vida tem um exilado? O que vai acontecer com a sua fé enquanto você estiver nesse mundo?

Daniel 6 mostra 6 coisas que vão acontecer com a sua fé.


1. SUA FÉ SERÁ PERCEBIDA (VV. 1-3)

Os primeiros versículos nos dão a hierarquia de poder do Império Medo-Persa:


[1] Dario decidiu constituir cento e vinte sátrapas, para que administrassem todo o seu reino. [2] Sobre eles colocou três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais esses sátrapas deveriam prestar contas, para que o rei não tivesse nenhum prejuízo.


O Império Persa era enorme e precisava de uma enorme máquina para funcionar. Acima de todos, estava o rei Dario. Abaixo do rei, havia 3 presidentes. Daniel era um deles. E abaixo dos presidentes, estavam os 120 sátrapas, que funcionavam como governadores de um estado.

No meio de todos esses governantes de tantas nações e tantas religiões, um homem era diferente.


[3] Então o mesmo Daniel se destacou entre os demais presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente. O rei até pensava em colocá-lo sobre todo o reino.


Daniel é um modelo de exilado. Daniel era diferente porque “nele havia um espírito excelente”. No capítulo anterior, Belsazar percebeu que Daniel tinha “excelente sabedoria” (5:14). A rainha-mãe percebeu que em Daniel se acharam “espírito excelente, conhecimento e  inteligência”

(5:12).

Esse “espírito excelente” é dado pelo Espírito Santo. Daniel deixou claro várias vezes que não é ele, mas Deus fazendo dentro dele e através dele.

Essa passagem não está prometendo que os crentes terão altos cargos no governo. Essa passagem está dizendo que sua fé será percebida. Até por reis e rainhas pagãos.

Se você andar com Deus, se você seguir a Cristo, se você chorar pelo seu pecado quando estiver orando sozinho, se a cruz onde Jesus morreu por você for sua alegria, se você buscar amar a Deus e ao próximo no poder do espírito excelente de Deus, sua fé será percebida.

Crente, você não é naturalmente diferente, mas você é divinamente diferente. Isso é obra de Deus. No meio de toda a corrupção moral da Babilônia e da Pérsia, tema a Deus e sua fé será percebida.

Mas saiba também, que:


2. SUA FÉ SERÁ PERSEGUIDA (VV. 4-9)

Os outros funcionários do Império não gostaram que Daniel estava sendo cotado para ser o Arque-Presidente, acima deles. Esse sentimento babilônico-persa vem da carne. Ele se chama inveja.


[4] Então os presidentes e os sátrapas começaram a procurar um pretexto relacionado com a administração do reino, para poderem acusar Daniel. Mas não conseguiram encontrar esse pretexto, nem culpa alguma, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. [5] Então esses homens disseram: — Nunca acharemos um pretexto para acusar esse Daniel, a menos que procuremos algo relacionado com a lei do Deus que ele adora.


Isso é o que você deve esperar da sua fé nessa vida: percebida e perseguida.

Com algumas pessoas, sua fé irá atraí-los para ouvirem sobre o seu Salvador e salvá-los.

Com outras pessoas, sua fé irá repeli-los para perseguirem você e seu Salvador.

Isso vai acontecer no lugar onde você trabalha, no lugar onde você estuda e até no lugar onde você mora, dentro da sua família.

Ser perseguido não é uma experiência agradável. Mas não vamos pensar que é uma  experiência esquisita.


2Timóteo 3:12—Todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.


Isso é o que você deve esperar da sua fé. Não deixemos que a rejeição do mundo seja motivo de nos paralisar nem desencorajar. Que o Espírito excelente de Deus nos dê um senso de privilégio de sermos considerados dignos de sofrer pelo nome de Cristo.

Lembre-se que Deus está sempre fazendo algo de santo e bom por trás—fazendo em você e fazendo no mundo.

Agora, veja como a inveja é um sentimento poderoso e perigoso.


[6] Então esses presidentes e sátrapas foram juntos falar com o rei e disseram: — Que o rei Dario viva eternamente! [7] Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas,  conselheiros e governadores concordaram em que o rei baixe um decreto e sancione um interdito, ordenando que todo aquele que, nos próximos trinta dias, fizer um pedido a qualquer deus ou a qualquer homem e não ao senhor, ó rei, seja jogado na cova dos leões.


Eles disseram ao rei: “TODOS os presidentes do reino, os prefeitos... e governadores concordaram”. Todos? Mentira. Daniel nunca concordaria com uma lei anti-oração.

Veja o esquema sujo. Eles mentem. Manipulam o rei. Mexem seus pauzinhos para seus interesses malignos. Essa é política pagã da Pérsia. A mesma política que acontece até hoje no Brasil.

Que a sua fé afaste você dos esquemas mundanos. Que nossas mãos não se sujem pela lama da mentira nem pelo sangue da inveja.

Que maravilhoso é ver homens e mulheres de Deus sendo prejudicados financeiramente porque eles não quer ser prejudicados espiritualmente.

Eles preferem ter menos no mundo para ter mais de Cristo.


Provérbios 16:15—Melhor é o pouco, havendo temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.


Continue vivendo a sua fé, exilado. Não entre nos esquemas ilícitos de mundo. Você nunca vai se arrepender de ter confiado no seu Deus.

Mas os ímpios não se arrependem do pecado. Eles conseguiram o que eles queriam. Eles fazem o rei assinar a sentença de morte de Daniel sem perceber. E agora a fé de Daniel será testada.

Esse é o curso natural da sua fé nesse mundo: PERCEBIDA, PERSEGUIDA e, terceiro, TESTADA.


3. SUA FÉ SERÁ TESTADA (VV. 10-17)


[10] Quando Daniel soube que o documento tinha sido assinado, voltou para casa. Em seu quarto, no andar de cima, as janelas abriam para o lado de Jerusalém. Três vezes por dia, ele se punha de joelhos, orava, e dava graças diante do seu Deus, como era o seu costume.


Em todo o livro, Daniel funciona como um modelo de exilado. Um modelo de piedade.

A ênfase nesse versículo não está no número 3—“três vezes”. A ênfase não está nem na posição corporal— Daniel “se punha de joelhos”. A ênfase está na palavra seguinte: “orava”.

Daniel está com uma faca no pescoço. Uma lei criada para matá-lo, e esse homem está de joelhos, orando e dando graças a Deus. A piedade é linda!

Esse capítulo está falando de fé, e o melhor termômetro para medir a temperatura da nossa fé é a nossa vida de oração.

• João Calvino disse que a oração é “o principal exercício da fé”.

• Charles Spurgeon disse que “a oração não nos prepara para obras maiores. A oração é a maior obra”.

• Robert M’Cheyne disse que “um homem é o que ele é de joelhos, e nada mais”.

A SIMPLICIDADE DA PIEDADE

A vida é difícil, mas viver com Deus é simples. Andar com Deus é tão simples que cabe na letra de uma música infantil. Uma música infantil com boa teologia:


Leia a Bíblia e faça oração, faça oração, faça oração.

Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer.

Quem não ora e a Bíblia não lê, e a Bíblia não lê, e a Bíblia não lê.

Quem não ora e a Bíblia não lê não irá crescer.


Ler a Bíblia e orar é o segredo (não tão segredo assim!) de viver com Deus.

E crescer na fé. E ser uma pessoa sábia e alegre durante o seu tempo aqui de exílio. Existe uma libertadora simplicidade na piedade.


Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer.


Mas uma vida de oração não significa uma vida sem provação, sem tribulação e sem aflição. Veja a vida dos profetas, a vida dos apóstolos e a vida de Jesus.

Mas no momento em que nossa fé é testada, é pela oração que o Senhor guarda o nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).


INVEJA, FOFOCA E ESPIONAGEM NA PÉRSIA

Mas não o coração daqueles homens invejosos. Eles foram espionar Daniel para poder acusar Daniel. Você se lembra: fé percebida é fé perseguida.


[11] Então aqueles homens foram juntos até a casa de Daniel e o encontraram orando e fazendo súplicas diante do seu Deus.


Eles vão até o rei lembrar da lei da cova e fazer fofoca.


[13] Então eles disseram ao rei: — Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, faz pouco caso do senhor, ó rei, e do interdito que o senhor assinou. Três vezes por dia, ele faz a sua oração.


É verdade que Daniel ora 3 vezes por dia. Mas é mentira que ele faz pouco caso do rei. Daniel é o melhor funcionário do governo.

Daniel não se importa com glória humana, mas faz anos que o quadro na parede com a foto do melhor funcionário do ano é a foto de Daniel.

Ele é fiel. Os seus adversários tiveram que inventar uma lei proibindo oração a Deus para ter o que falar desse homem.

Lembre-se: Satanás joga sujo. Não espere uma guerra espiritual justa.

Mas você, exilado, lute limpo. Lute em oração. Lute em amor. Sem devolver mal com mal, mas vencendo o mal com o bem.

Foi tarde demais, mas agora o rei percebeu que foi enganado.


[14] Ao ouvir isso, o rei ficou muito triste e decidiu livrar Daniel. Até o pôr do sol, se empenhou por salvá-lo. [15] Então aqueles homens foram juntos até o rei e lhe disseram: — Lembre-se, ó rei, que é uma lei dos medos e dos persas que nenhum interdito ou decreto que o rei sancionou pode ser mudado.


O coração desses homens está cheio de inveja, ódio, ira e todo tipo de obras da carne. Eles não tem o Espírito excelente que habita em Daniel e nos crentes.


[16] Então o rei ordenou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. O rei disse a Daniel: — O seu Deus, a quem você serve continuamente, que ele o livre.


Ó rei, espere um pouco para você ver o que vai acontecer.


[17] Foi trazida uma pedra e ela foi colocada sobre a boca da cova. O rei selou a pedra com o seu próprio anel e com o anel dos homens importantes do reino, para que nada se mudasse a respeito de Daniel.


Que grande ironia! Eles acham que selaram o destino de Daniel selando a pedra com o anel deles. Eles não sabem que existe um Rei no céu que domina. É ele quem decide os destinos. As coisas a respeito de Daniel vão mudar.


COMO DE COSTUME

Povo de Deus, quando a nossa fé for testada, quando a situação a nossa volta mudar, e quando as leis do país mudarem, não vamos mudar o nosso costume de adorar o nosso Deus.

Eu quero voltar um pouco para o versículo 10. Eu disse que a ênfase do versículo 10 está no “orava”. Daniel se punha de joelhos e orava. Mas existe uma outra expressão sendo enfatizada. Ela está no final do versículo:


[10] (...) Ele se punha de joelhos, orava, e dava graças diante do seu Deus, como era o seu costume.

Mais literalmente, o texto diz: “como ele fazia antes”. Como ele fazia antes dessa lei mundana que proíbe orar ao Deus do céu.


O novo costume (a nova lei) na Pérsia não afetou o antigo costume de Daniel de orar. O mundo em volta dele mudou, mas Daniel continua praticando suas disciplinas espirituais. Ele continua fazendo seu devocional. Ele continua orando. Ele continua lendo a Bíblia. Ele continua indo ao culto.

Quando a sua fé for testada, faça como de costume. Como você fazia antes.

“Leia a Bíblia e faça oração, se quiser crescer”.

E não camufle a sua fé por causa da pressão do mundo. Não esconda a sua identidade. Não tenha uma fé secreta.

Viva como um crente na igreja, e também no trabalho, na sua casa, na rua, no futebol dos homens e no vôlei das mulheres.

Viva como um crente fiel quando as pessoas estão olhando para você.

Viva como um crente fiel quando ninguém está olhando para você, mas Deus está.

Porque se você andar com Deus, você pode esperar: sua fé será testada.

Respondamos com fé, fazendo “como de costume”.

Mas, ainda mais importante do que sua fé ser percebida por todos, ser perseguida pelo mundo e ser testada pelas provações, ainda mais importante, é saber que sua fé será acompanhada.


4. SUA FÉ SERÁ ACOMPANHADA (VV. 18-24)

Mas de olhar para a fé de Daniel, veja a consciência do rei. Uma consciência pesada é capaz de deixar o estômago rocando e os olhos abertos a noite inteira:


[18] Então o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e o sono fugiu dele. [19] Pela manhã, ao romper o dia, o rei se levantou e foi depressa à cova dos leões.

[20] Ao se aproximar da cova, chamou Daniel com voz triste. O rei disse a Daniel: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, conseguiu livrá-lo dos leões?


Eu não sei o que acontece, mas os reis da Babilônia e da Pérsia tem essa mania de fazer esse tipo de pergunta.

No capítulo 3, Nabucodonosor chama Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, ameaça jogá-los na fornalha ardente e pergunta:


E quem é o deus que os poderá livrar das minhas mãos? (Daniel 4:15).


Não tinha uma pergunta mais difícil!? “Quem é o deus que pode livrar?”

Deus! O Deus vivo pode.

3 capítulos depois, muda o rei, mas essa mania das perguntas fáceis não muda:


[20] (...) — Daniel, ... será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, conseguiu livrá-lo dos leões?

Se ele conseguiu? Ele é Deus! Como esses reis são lentos para entender.

Daniel vai responder:

[21] Daniel respondeu: — Que o rei viva eternamente! [22] O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem mal algum. Porque fui considerado inocente diante dele. E também não cometi nenhum delito contra o senhor, ó rei.


O nome de Daniel significa: “Meu Juiz é Deus”. E Deus, o Juiz de toda a terra, considerou Daniel inocente. Não perfeito e sem pecado. Esse é só Jesus. Mas inocente. Fiel: fé verdadeira no Deus verdadeiro.

O anjo fechou a boca dos leões. Eles passaram a noite tirando uma soneca. Um cochilo felino. O rei não dormiu, mas os leões tiveram o sono dos anjos. Ou o sono do Anjo.

Eu não sei se Daniel fez carinho na juba do leão. Mas o fato é: o Deus que transformou o coração de Nabucodonosor para ser um coração de animal e fez ele comer capim junto com os bois, agora transforma o coração dos leões para eles se tornarem amigos de Daniel.


[23] Então o rei, com muita alegria [a fisionomia do rei mudou!], mandou que tirassem Daniel da cova. Assim, Daniel foi tirado da cova, e não se achou nele ferimento algum, porque havia confiado em seu Deus.


Jogaram uma corda e puxaram Daniel para fora da cova e “não se achou nele ferimento algum”. Nenhum o tornozelo torcido. Nenhum arranhão.

Nem uma unha quebrada. Quando Deus salva, Deus salva.

Completamente.


Hebreus 7:25—Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele [por Jesus] se aproximam de Deus.


Quando você coloca sua fé em Cristo, você não é meio salvo. Deus não faz 50% e você completa os 50% que faltaram. Deus não faz a parte dele e agora você faz a sua. Deus não salva parcialmente. Ele salva totalmente.

“Não se achou em Daniel ferimento algum”.


Quando Jesus gritou na cruz: “Está consumado!”, ele estava dizendo a verdade. Acabou. Triunfo. Vitória. O que nós estamos esperando agora é ele terminar de trazer aqueles que ele ainda quer salvar, para ele voltar e estabelecer o reino dele em toda a terra. Um reino que “não será destruído” (v. 26).


O ANJO DE NOVO

Mas quem é o Anjo do Senhor que salvou Daniel?

• É o mesmo Anjo que falou com Abraão quando ele ia sacrificar Isaque e disse: “Abraão! Abraão! Agora eu sei que você teme a Deus porque não me negou seu único filho!” (Gênesis 22:12)

• É o mesmo Anjo que, antes, apareceu para Moisés na sarça ardente e disse: “Moisés! Moisés! Tire as sandálias os pés, porque o lugar em você está é terra santa!” (Êxodo 3:3-5)

• É o mesmo Anjo que salvou os 3 amigos de Daniel na fornalha ardente.

É o anjo que é, ao mesmo tempo, enviado por Deus e fala como Deus. Ele é uma Pessoa diferente de Deus, mas também é Deus.


João 1:1—No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e o Palavra era Deus.


A Palavra de João e o Anjo de Daniel são a mesma Pessoa. A Segunda Pessoa da Trindade: o Filho do Deus vivo. A fé de Daniel estava acompanhada. Daniel estava com a companhia do Senhor Jesus Cristo, o Salvador.

Quando Deus salva, Deus salva completamente. E quando Deus salva, ele salva através do Filho.

Um resumo desse capítulo em 4 palavras: Deus salva os seus. Deus salva os seus. Essa é a mensagem de Daniel 6.

A mensagem não é: você não irá sofrer. A mensagem é: Deus estará com você. Sua fé em Cristo dá para você companhia divina.

Veja a causa que o versículo 23 dá para a salvação de Daniel:

Segunda frase do v.[23] (...) Assim, Daniel foi tirado da cova, e não se achou nele ferimento algum, porque havia confiado [fé!] em seu Deus.

A mensagem não é: você não irá sofrer, se você tiver fé.

A mensagem de Daniel 6 é: Deus estará com você, tenha fé.
E ainda que você esteja na fornalha da aflição, ou na cova da perseguição, com um sentimento enorme de medo e solidão; quando o pavor quiser paralisar você, ainda que você seja no vale da sombra da morte, Daniel 6 está dizendo: “você terá companhia”.

A presença de Cristo é real. O consolo do Espírito é real. A salvação de Deus é real. Para Daniel e para você que está confiando em Cristo.


JOHN PATON NA ÁRVORE

A vida surpreendente do missionário escocês John Paton é um exemplo.

Ele chegou nas Ilhas Novas Hébridas (perto da Austrália) em 1858. O povo nativo era canibal. Eles comiam a carne dos seus inimigos. Eles matavam as viúvas para que elas fossem servir seus maridos no outro mundo. Eles não tinham ideia do Deus de misericórdia e graça da Bíblia. Eles viviam nas trevas.

John Paton chegou naquela ilha escura com a mulher grávida de 6 meses.

O bebê nasceu, mas a esposa dele acabou ficando doente e morreu 2 semanas depois. Mais 2 semanas, e o bebê morreu também. John Paton, sozinho, teve que abrir duas covas e enterrar a esposa e filho. Quem é capaz de imaginar a tristeza desse homem?

Mas o Senhor era a companhia de John Paton. Ele não desistiu. Ele continuou andando pela ilha e pregando o Cristo que salva pecadores pela fé, do Cristo que morreu na cruz pelos nossos pecados, e Deus salva os seus. Depois de 15 anos, toda a ilha foi convertida. John Paton escreveu no diário dele: “Pela graça de Deus, agora a ilha adora aos pés do Salvador”. Das trevas para a luz!

Mas durante esse período, a fé dele foi percebida e perseguida. E testada.

Ele viu a morte de perto várias vezes. Ele conta que, em uma dessas vezes, centenas de nativos estavam atrás dele para matá-lo e ele subiu em uma árvore para escapar.

Muitos anos depois ele registrou essa experiência. Ouça isso, por favor:


Eu subi na árvore e fiquei entre as folhas. As horas que eu passei lá estão vivas diante de mim como se fosse ontem. Eu ouvi o frequente barulho das lanças e os gritos dos selvagens. Apesar disso, eu sentei lá entre os galhos tão seguro como se eu estivesse nos braços de Jesus. Nunca, em todo o meu sofrimento, o Senhor se chegou tão próximo de mim, e falou tão calmamente a minha alma, do que quando a luz da lua brilhou naquelas folhas, e o vento da noite batia no meu rosto, enquanto eu derramava todo o meu coração para Jesus. Sozinho, mas não sozinho! Se for para glorificar o meu Deus, eu ficaria de boa vontade muitas noites sozinho naquela árvore, para sentir de novo a presença espiritual do meu Salvador, para desfrutar da comunhão de consolação dele.


É real. A consolação é real. A presença é real. Eu sei que muitos de vocês sabem do que John Paton e Daniel estão falando.

Logo depois de contar isso, John Paton deixou uma pergunta:


“Se você fosse deixado sozinho, completamente sozinho, no meio da noite, e uma árvore, com a própria morte em volta de você, você tem um Amigo que não irá desapontar você?”


Você pode ter esse amigo. O nome dele é Jesus. Não confie nas coisas que você faz para ir para o céu. Confie nele: Cristo. E o que ele fez na cruz. Ele promete perdoar seus pecados e estar com você todos os dias, incluindo os dias em que você estiver na fornalha da aflição e na cova do leão.

Os nativos da ilha não conseguiram matar John Paton. E os invejosos da Pérsia não conseguiram matar Daniel. No final, eles NÃO conseguiram o que ele queriam. Mas eles acabaram recebendo o que eles não esperavam.

O feitiço virou contra o feiticeiro. O tiro saiu pela culatra. Esses homens, literalmente, cavaram a própria cova.


A INVERSÃO


[24] O rei deu uma ordem, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado Daniel. Foram jogados na cova dos leões, eles, os seus filhos e as suas mulheres. Ainda não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.


Esse é a experiência esperada. A cova dos leões é um lugar de julgamento.

Sempre que alguém é jogado na cova, essa pessoa morre. Sempre foi assim. Mas Daniel experimentou uma “ressurreição”, por assim dizer. Deus o trouxe da morte para a vida.

Deus inverte a história. Deus reverte destinos. Deus salva quem confia nele e Deus julga quem rejeita a ele.


PRODUÇÃO DE PERSEVERANÇA

Uma pergunta que você pode se fazer é: “Mas por que Deus não poupou Daniel dessa experiência? Ele é Deus! Ele pode fazer qualquer coisa. Por que Deus deixou Daniel ser lançado na cova?” Por que Deus faz você passar por grandes provações?

Uma das razões que dá é para fortalecer a sua fé. Quando sua fé é provada (exercitada) é fica mais forte.

Imagine a sua fé como um músculo. Seu bíceps espiritual. Se sua fé nunca é exercitada—se você nunca precisa confiar em Deus diante de uma situação difícil—um peso, sua fé se torna flácida. Ela fica fraca.

Mas a provação força você a ter que levantar o peso da aflição pela fé e confiar em Deus. E esse movimento da fé—essa experiência de confiar em Deus e ver que ele estava com você e sustentou você, fortalece sua fé.

Você percebe, de novo, que você pode confiar no seu Deus. Sempre. E isso produz uma fé que permanece. O nome que a Bíblia dá para a fé que permanece é perseverança.


Tiago 1:3—sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança.


Foi como Deus agiu com Daniel. E é como Deus age com você e com todos os crentes exilados nesse mundo. As provações são a academia da nossa alma. Elas são o exercício espiritual que fortalece a nossa fé.

Mas tem um segundo motivo por que Deus deixa que você seja lançado na cova da provação. O segundo motivo é o meu próximo ponto:


5. SUA FÉ SERÁ USADA (VV. 25-27)

Deus usa suas provações para (1) fortalecer a sua fé e (2) para exaltar o nome dele. Para mostrar que não existe Deus como ele, que só ele “livra, salva e faz maravilhas no céu e na terra”.


[25] Então o rei Dario escreveu às pessoas de todos os povos, nações e línguas que habitam em toda a terra: “Que a paz lhes seja multiplicada! [26] Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, todos tremam e temam diante do Deus de Daniel.”

“Porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre. O seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. [27] Ele livra, salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões.”


Deus é invencível. Ele domina e está acima. E que aqueles que tem fé nele, serão salvos porque Deus salva os seus. Essa é a razão maior da nossa fé: trazer glória a Deus. Deus nos dá o dom da fé para nós darmos glória para ele.


Salmo 50:15—Invoque-me no dia da angústia; eu o livrarei, e você me glorificará.


Sua fé será usada para trazer, para você, salvação, e para Deus, glória.

Por último:


6. SUA FÉ SERÁ SUSTENTADA (V. 28)


[28] Daniel prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.


Por trás desse “Daniel prosperou”, o Espírito está sussurrando “Deus sustentou”. Durante todos os reinados, Deus sustentou a fé de Daniel. Ele vai sustentar sua fé também.

Daniel viveu a vida inteira dele no exílio. Dos 14 anos, quando ele foi tirado da sua casa em Judá e deportado para a Babilônia, até seus 80 e tantos anos, quando o rei Ciro permitiu a volta dos exilados para Jerusalém.

Reis vieram e reis se foram, mas a fé de Daniel em Deus permaneceu. Você, crente, como Daniel, passará sua vida inteira no exílio também.

Longe do seu lar no céu. Mas assim como Deus esteve com Daniel, Deus estará com você. Assim como Daniel foi fiel, você também pode viver uma vida santa em meio a toda a corrupção moral desse mundo.


UMA COVA CÓSMICA

O mundo em que vivemos é uma grande cova dos leões. Nós estamos cercados por feras mais perigosas que os felinos do Império Persa. Veja o que Pedro disse:


1Pedro 5:8—Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.


O diabo, nosso inimigo, está rugindo procurando alguém para devorar, com um leão. Usando suas armadilhas e artimanhas para nos tentar e matar a nossa fé. Quando a Palavra de Deus é pregada, nesse lugar, o Maligno vem e arrebata o que lhes foi semeado no coração, como Jesus disse na parábola do semeador. Por isso, nós precisamos orar!

Não importa onde nós estejamos, esse leão estará sempre andando em derredor para nos atacar. Ele quer destroçar a nossa fé como os leões fizeram com os ossos daqueles homens.

Nós vivemos nesse mundo como exilados dentro de uma grande cova dos leões. Essa é notícia ruim, eu sei. Muito ruim. Mas eu tenho uma notícia boa. Muito boa.


UMA NOTÍCIA EVANGELICAMENTE BOA

Dentro dessa cova cósmica, você tem companhia. Não importa onde nós estejamos, um outro leão mais forte está andando em derredor. Não para nos devorar, mas para nos defender. O Leão dos leões. O Leão da Tribo de Judá, como Jesus é chamado em Apocalipse 5.

Você se aproxima dele com fé, e ele se aproxima de você com perdão e salvação.

Essa notícia é evangelicamente boa.

Essa é a boa notícia—o evangelho—que sustenta sua fé desse lado do céu: Você terá companhia. Foi o que sustentou Daniel quando ele estava na cova. Quando Daniel precisou, ele estava lá para salvar. Um amigo que nunca vai nos desapontar.

Como Deus realmente inverte a história! Ele transformou a cova dos leões em um lugar de comunhão com Cristo. Esse é o nosso Deus. Ele transforma lugares de julgamento em lugares de salvação. Olhe para a cruz: um símbolo de morte se tornou uma fonte de vida a jorrar por toda a eternidade para todas as nações.


MAIOR QUE DANIEL

Esse texto mostra a glória de Cristo no Anjo do Senhor, mas a vida do profeta Daniel também nos prepara para a vinda de Jesus.

Daniel é um modelo de piedade, mas o exilado perfeito é Jesus. Jesus saiu da sua casa—na glória do céu—para viver no exílio desse mundo. A fé dele também foi testada, e ele terminou tempo dele de exílio sem nenhum pecado. Com uma fé perfeita.

Quando ele se entregou naquela cruz, ele derrotou o leão maligno que queria nos devorar.

Jesus também foi lançado em uma cova (uma sepultura) e uma pedra também foi colocada e selada (Mateus 28:65). E assim como Daniel, Jesus foi vindicado. Ressuscitado.

No terceiro dia, ele saiu da cova da morte cheio de poder e glória para provar que ele tem poder para nos levar para o nosso lar.

E ele saiu daquela cova também sem nenhum ferimento, a não ser as feridas glorificadas nas mãos e nos pés como um símbolo da vitória da cruz.

Com o nosso pecado pago, nós podemos finalmente voltar para casa.


CONCLUSÃO

O que você pode esperar dessa vida se você andar com Deus? O que vai acontecer com a sua fé enquanto você estiver nesse mundo? Muitas coisas, mas em todas elas, você terá companhia.

E quando você finalmente chegar em casa, onde Jesus está nos esperando, você poderá olhar para ele e dizer:


Senhor, bondade e misericórdia certamente me seguiram todos os dias da minha vida; e agora eu habito na Casa do Senhor para todo o sempre (cf. Salmo 23:6).


Na eterna companhia do nosso Salvador. E o exílio terá acabado.

Mas lembrem-se:

• Mesmo no exílio desse mundo, Deus está conosco.

• Mesmo no exílio desse mundo, Deus reina.

• E porque ele domina, nós temos esperança.

Deus salva os seus. Sempre.


ORAÇÃO

Atos 20:24—Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.


 

Igreja Batista Jardim Minesota

Rua Clotildes Barbosa de Souza, 144

Jardim Santa Maria (Nova Veneza) Sumaré - São Paulo

15 visualizações

Comments


bottom of page