Série em Gálatas: A Mensagem da Cruz 16 de fevereiro de 2025 – IBJM
De tudo o que Paulo escreveu, essa é a passagem mais severa. Essa é a versão de Paulo derrubando as mesas e pegando um chicote para expulsar os cambistas do templo.
Anátema é uma palavra pesada. Anátema significa maldito. Nesse trecho curto, Paulo usa 2 vezes. “Seja anátema”. Ele repete: “que esse seja anátema”.
Paulo está tomado por um espírito de indignação. O que está acontecendo?
Eu vou tentar explicar com uma história: uns 4 ou 5 anos atrás, eu estava na casa de um pastor no Acre, e ele estava contando sobre o dia em que uma cobra entrou na casa deles. Os cachorros começaram a latir como loucos para a cobra. O pastor viu a cobra, entrou em um quarto e começou a gritar. (Seria provavelmente o que eu faria também!). Um enorme desespero.
Mas nesse dia estava também em casa a Chiquinha, uma mulher que trabalhava para eles. Ela é bem baixinha e magrinha, mas Chiquinha foi criada na roça. Não foi a primeira vez que ela viu uma cobra.
Ele viu o que estava acontecendo, pegou uma vassoura, foi até o quintal onde a cobra estava e com um golpe certeiro esmagou a cabeça da cobra com o cabo da vassoura.
Pergunta para vocês: Chiquinha é uma vilã ou uma heroína? Ela é a heroína. Ela salvou o pastor e a família. Ela salvou até os cachorros. A situação exigiu essa reação.
COBRAS ENTRARAM
A situação em Gálatas exige essa reação: Falsos mestres que se infiltraram nas igrejas para enganar os crentes recém-convertidos. Paulo está experimentando uma ira santa que vem de um zelo pela glória de Deus, um zelo pela verdade, e um zelo pela salvação das pessoas que ele ama.
Essa passagem é uma repreensão às igrejas também, mas Paulo não está com raiva dos crentes. Paulo disse em 1 Coríntios 13 que o amor “não se irrita”. Apóstolos não escrevem cartas para pecar contra o povo de Deus.
Paulo não está irado com os Gálatas, mas ele está espantado, perplexo, inconformado em como eles abriram a porta da igreja e deixaram essas serpentes venenosas entrarem. Eles abriram a porta do coração para homens com um evangelho diferente.
Em vez de eles latirem para avisar que tinha uma cobra dentro da igreja, eles trataram as cobras como se fossem ovelhas. Agora Paulo precisa entrar com uma vassoura para proteger a família de Deus. E precisa ser rápido. É uma situação de emergência.
O amor cria esse zelo. E o zelo nos leva a proteger o que é precioso: a glória de Cristo e a salvação das ovelhas. Parte do papel dos apóstolos, dos pastores e de todos nós, é protegermos as ovelhas.
Existem situações de vida ou morte. Uma cobra venenosa dentro de casa é uma situação de vida ou morte. Homens com falsos evangelhos na boca é uma situação de vida eterna ou morte eterna.
Os Gálatas começaram bem, mas não continuaram bem. Eles demoraram tanto para expulsar as cobras, que eles acabaram sendo picados.
Mas, louvado seja o Senhor! Existe um antídoto para o veneno. Mas ele precisa ser aplicado rápido, antes que seja tarde demais.
SEM AÇÃO DE GRAÇAS
Nós conseguimos ver esse senso de urgência em Paulo até pelo que ele não escreve:
• Com os Filipenses, logo depois da saudação inicial, Paulo escreveu: “Dou graças ao meu Deus por tudo o que lembro de vocês” (1:3).
• Para os Colossenses, ele disse: “Damos sempre graças a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês”.
• Até para o Coríntios, uma igreja cheia de problemas, Paulo escreveu: “Sempre dou graças ao meu Deus por vocês”.
Gálatas é diferente. Paulo esticou a saudação inicial para falar do evangelho, mas aqui ele cortou a gratidão inicial para ir direto para o assunto.
Em vez de “dou graças a Deus por vocês”, ele começa com:
[6] Estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho...
Não que Paulo não seja grato por eles. Ele é! Mas é a urgência da emergência. Ele precisa correr e salvar a Noiva de Cristo que foi picada.
Em uma mão, Paulo tem uma vassoura para atacar as serpentes. Na outra mão, ele tem o antídoto para salvar os crentes.
Eu quero mostrar para vocês no texto 3 verdades do evangelho que vão nos proteger dessa raça de víboras chamada falsos mestres. 3 substâncias que, juntas, foram o antídoto para nos salvar.
Primeira substância do antídoto evangélico:
1. NÃO EXISTE OUTRO EVANGELHO (VV. 6-7)
Evangelho só existe um.
[6] Estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho, [7] o qual, na verdade, não é outro. Porém, há alguns que estão perturbando vocês e querem perverter o evangelho de Cristo.
Paulo está perplexo de como, em menos de 2 anos (“tão depressa!”), os crentes estão se deixando levar por uma falsificação do evangelho.
A implicação para nós aqui é: CRENTE PRECISAM CONTINUAR CRENDO.
Crente, continue crendo—todos os dias—até o fim dos seus dias nesse mundo.
Paulo está escrevendo para crentes. Ele não está alertando os falsos mestres. Eles está escrevendo para os crentes da Galácia. E ele escreve com a esperança certa de que os crentes verdadeiros vão se agarrar a mensagem do evangelho verdadeiro.
Um pouco mais para frente, na carta, ele diz:
Tenho confiança no Senhor de que vocês não mudarão a sua forma de pensar. Mas aquele que está perturbando vocês, seja ele quem for, sofrerá a condenação (Gálatas 5:10).
Paulo tem confiança de que eles vão ouvir as palavras de Paulo como as palavras de Deus e rejeitar as falsificações do evangelho.
Mas nós precisamos reconhecer nossa fraqueza. Nosso coração tem uma tendência natural de acreditar em mentiras. Quando Adão e Eva acreditaram na mentira da Serpente no Jardim, esse veneno entrou na corrente sanguínea deles de uma forma que, a partir daquele dia, a bactéria mortal da incredulidade começou a passar de geração em geração.
Quando nós nos convertermos, nós recebemos a capacidade de crer na verdade, mas nós ainda enfrentamos o perigo de sermos enganados. Nós ainda precisamos ser alertados e ensinados até o fim da nossa corrida da fé. Crentes precisam continuar crendo. Se nós nos afastamos do evangelho da graça de Cristo, isso mostrará que nossa fé nunca foi verdadeira.
Por isso, amarre seu coração com toda a força na âncora do evangelho. Não deixe sua alma navegar para o mar das mentiras desse mundo. A repreensão de Paulo aos Gálatas nos lembra que nós precisamos vigiar nossa vida e nossa doutrina.
E para isso, a segunda implicação: CONHEÇA BEM O EVANGELHO VERDADEIRO.
Você não precisa saber responder todas as perguntas espirituais que todas as pessoas fazem. Mas vocês precisa saber as questões fundamentais do evangelho para conseguir discernir o que é original e o que é uma falsificação.
Paulo chama o evangelho, no versículo 6, de “a graça de Cristo”.
[6] (...) passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho.
Uma maneira de você reconhecer um evangelho diferente, um evangelho falsificado, é você perceber se a mensagem da graça não está sendo contaminada com obras humanas sendo acrescentadas—seja o batismo, seja guardar o sábado, seja qualquer obra.
Uma mensagem que diz que você precisa, além da fé em Jesus, obedecer para ser perdoado (justificado) não é uma boa notícia para nós, pecadores—não é o evangelho.
Ou a salvação é uma conquista humana ou a salvação é a conquista de Cristo. Evangelho que é realmente uma boa notícia só existe um: o evangelho da graça, não das obras.
A palavra que Paulo usa no final do versículo 7 para “perverter” ou “distorcer” é uma palavra usada para falar de uma grande mudança. Ela é usada na Bíblia para falar da mudança de água para sangue, de luz para trevas, de alegria para tristeza.
A mensagem do evangelho é como um jarro de 3 litros cheio da água pura e cristalina. Acrescentar alguma obra humana é pingar uma gota de veneno preto na água. Não tem como beber mais. Agora ela faz mal.
Nós precisamos beber a água do evangelho puro, limpo, cristalino—a maravilhosa mensagem de que nós não fizemos nada para merecer o perdão e Jesus fez tudo na cruz para pagar pelo nosso pecado.
Nós entramos com o pecado e Deus entra com o perdão.
Nós entramos com a nossa miséria e Deus entra com misericórdia.
Nós entrarmos com a sujeira da nossa desobediência e Deus entra com a pureza da santidade do Senhor Jesus.
Crente, continue crendo no evangelho. Conheça bem o maravilhoso evangelho da graça. Não existe outro.
Leia a sua Bíblia. Sirva na sua Igreja. Viva entre seus irmãos. Seja um ouvinte e um praticante do evangelho da graça de Cristo. E você estará protegido.
Segunda substância do antídoto evangélico que nos protege do veneno do evangelho falsificado das cobras:
2. EVANGELHOS DIFERENTES LEVAM A MALDIÇÃO (VV. 8-9)
O evangelho verdadeiro leva a salvação, ao perdão, a comunhão com o Deus—aquele que nos chamou para a graça de Cristo (v. 6). Mas o evangelho falsificado das obras humanas nos afasta de Deus e nos leva a condenação, a destruição da nossa alma—a maldição.
[8] Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema. [9] Como já dissemos, e agora repito, se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema.
Paulo repete para mostrar a seriedade. Nós estamos lidando com o destino eterno das pessoas, com a glória infinita de Deus, com a obra suficiente de Cristo na cruz.
Não importa quem seja, pode ser até “um anjo vindo do céu”: se alguém pregar uma mensagem diferente do evangelho original, esse alguém é anátema—amaldiçoado.
As palavras de Jesus para os falsos mestres do tempo dele não foram diferentes:
— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas... Serpentes, raça de víboras! Como esperam escapar da condenação do inferno? (Mateus 23:29,33).
Paulo não está dizendo que um anjo ou ele, de verdade, pregariam um evangelho falso. Anjos verdadeiros e apóstolos verdadeiros amam o Deus verdadeiro e a mensagem verdadeira.
Paulo está usando uma linguagem muito forte para mostrar que o evangelho é documento divino imutável: escrito pelo Deus Pai, assinado pelo Deus Filho e publicado pelo Deus Espírito.
Aquele que tentar mudar a evangelho de Deus será destruído.
• Como Nadabe e Abiú foram destruídos porque ofereceram fogo estranho diante de Deus.
• Como Uzá foi destruído porque tocou na arca da aliança.
• Como Ananias e Safira foram destruídos porque mentiram para o Espírito Santo.
Deus nos deu o evangelho para nós crermos e amarmos e proclamarmos, não para distorcermos, pervertermos ou modificarmos a mensagem da cruz. Evangelhos diferentes levam a destinos diferentes: não salvação, mas maldição.
O evangelho é uma estrada muito segura. Totalmente segura. Se nós trilharmos o evangelho da graça olhando para Cristo crucificado, nós vamos chegar no destino da glória. É certo! Até hoje, Jesus não perdeu nenhuma ovelha. E nunca perderá.
Ovelha do Senhor Jesus, você pode ter que passar pelo vale da sombra da morte, mas ainda assim, ele estará com você e guiará você. E você habitará na Casa do Senhor, para todo o sempre.
Mas de cada um dos dois lados da estrada do evangelho, tem um penhasco com uma queda de milhões de quilômetros. Não dá para ver o fim. Se desviar da estrada da graça é cair no abismo.
IBJM, não vamos tirar os olhos do nosso Salvador. Não vamos sair da estrada do evangelho da graça. Por nada!
Uma coisa que deve ficar clara para nós é que esses falsos mestres na Galácia (e os falsos mestres hoje) não são crentes confusos. Falsos mestres são não-crentes. Eles rejeitaram a salvação do Senhor e estão decididamente se opondo a mensagem da graça que Paulo prega. Por isso, Paulo declara uma palavra de maldição para eles: “que esse seja anátema”.
No Antigo Testamento, Deus usou a palavra “anátema” para condenar uma pessoa ou uma cidade à destruição completa. Em Deuteronômio 13, por exemplo, se os moradores de uma cidade que o Senhor tivesse dado a Israel se juntassem e dissessem: “Vamos servir outros deuses”, Deus ordenou que a cidade fosse “anátema”—destruída completamente, como julgamento por ter rejeitado o Deus da graça.
Paulo declara os falsos mestres “anátemas” para que os Gálatas acordem, saiam de perto deles e da doutrina deles e corram de volta para se refugiarem debaixo da cruz de Cristo—o lugar onde o nosso julgamento já aconteceu.
Não existe outro evangelho. Evangelhos diferentes levam a maldição.
Povo de Deus, vamos nos proteger as picadas das cobras—do veneno dos evangelhos diferentes, bebendo todo dia o antídoto da graça—da obediência de Jesus no nosso lugar, da fé só nele e da salvação completa na cruz.
E assim nós estaremos protegidos.
• Se na primeira substância nós lidamos com o CONTEÚDO: só existe um evangelho.
• E na segunda substância nos lidamos com a CONSEQUÊNCIA: evangelhos diferentes levam a maldição, um destino diferente da salvação.
• A terceira substância do antídoto para nos protegermos da Serpente lida com o CORAÇÃO.
3. NÓS SOMOS CONTROLADOS POR SOMENTE UM SENHOR: CRISTO
[10] Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo.
Os falsos mestres estavam acusando Paulo de ser um bajulador. Eles estavam dizendo que Paulo não exigia que as pessoas se circuncidassem só para não deixar nenhum gentio ofendido. Eles estavam dizendo que Paulo pregava um evangelho mais ralo, mais fácil, só para todo mundo gostar dele.
O discurso deles é: “Paulo não exige que vocês se circuncidem porque ele quer agradar vocês e deixar o evangelho mais fácil”. Essa é uma acusação absurda.
Primeiro, porque Paulo está pronunciando a condenação—a maldição—daqueles que pregam outro evangelho. Uma pessoa que vive para agradar os outros não faria isso. A maneira de agradar todo mundo é dizer que cada um pode pensar o que quiser e falar o que quiser e todos os caminhos levam a Deus. Esse é um discurso bem popular nos nossos dias, mas não era o de Paulo, nem dos apóstolos, nem dos profetas, nem o que Jesus ensinou.
Segundo motivo por que essa acusação é absurda: se Paulo vivesse para agradar as pessoas e não para agradar a Deus, ele concordaria com aqueles que diziam que os gentios precisavam se circuncidar. Se Paulo disse isso, ele acabaria com toda a perseguição dos judeus contra ele.
Mas apesar disso, ele jogou fora toda a reputação dele entre os judeus, ele pegou o diploma dele de discípulo de Gamaliel, ele pegou as medalhas que ele ganhou como fariseus, e jogou tudo fora.
Paulo prefere ser apedrejado e atacado e perseguido do que abrir mão do evangelho. Ele faz isso porque ele é um servo de Cristo e não vive para bajular as pessoas. Paulo ama as pessoas, mas ele não é controlado pela opinião popular. Ele é controlado pela opinião de Deus.
Nessa terceira substância do antídoto, Paulo está lidando com o coração, com um aspecto da fé verdadeira: o temor. A questão que Paulo coloca é a questão dos temores: quem nós iremos temer? Temer a Deus ou temer aos homens.
Nós sabemos o que é a pressão de ser aceito pelo grupo. O medo de ser rejeitado. A opinião das pessoas pode exercer uma enorme força no nosso coração, muitas vezes uma força tal ao ponto de impedir a fé.
No evangelho de João, Jesus disse que a razão por que muitos não criam nele era porque eles desejavam a aprovação dos homens mais do que agradar a Deus.
João 5:44—Como podem crer, vocês que aceitam glória uns dos outros e não procuram a glória que vem do Deus único?
O temor dos homens, o medo de desagradar as pessoas é uma escravidão. É como ficar preso em uma armadilha e não conseguir sair.
Provérbios 29:25—Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro (NVI).
Mas esse provérbio dá também a maneira de escaparmos do temor do homens: “quem confia no Senhor está seguro”.
Quando nós colocamos nossa fé em Cristo, o Espírito Santo nos deu poder para nos libertarmos dessa escravidão de viver para agradar as pessoas. Crente, agora você tem fé para ser um servo de Cristo.
Mas o temor dos homens—o medo do que as pessoas vão pensar de nós—ainda pode exercer poder sobre nós:
• Nós podemos evitar falar de Jesus para as pessoas onde nós trabalhamos ou estudamos com medo do que as pessoas podem pensar.
• Nós podemos evitar falar das nossas lutas e dos nossos pecados para os nossos irmãos na igreja com medo do que eles podem pensar de nós [Schreiner, Galatians, p. 91].
O temor dos homens é uma força enorme. Mas nós, crentes, podemos lutar contra essa força com uma força maior. A força da fé. A força da fé nas promessas de Deus:
• A promessa de que nenhuma criatura—incluindo seres humanos—pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus (Romanos 8).
• A promessa de que Deus não recusa nenhum bem aos que temem a ele (Salmo 84).
• A promessa de que o amor de Deus por nós é mais forte do que a morte (Cântico dos Cânticos 8).
• A promessa de Deus nunca deixará você nem abandonará você (Hebreus 13).
• A promessa de que “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” (Salmo 23).
As promessa de amor de Deus em Cristo são tão fortes que elas podem rasgar a armadilha do temor do homens e nos fazer descansar no Deus que é fiel para nos proteger.
O evangelho de Jesus pode nos fazer amar as pessoas e não temer as pessoas. Que o Senhor nos dê graça para experimentarmos essa liberdade. Que nós possamos ser ousados para falar de Jesus e vulneráveis para falar dos nossos pecados. Assim o mundo verá como a graça é realmente maravilhosa.
Paulo está nos dando nesse trecho a fórmula do antídoto contra o veneno das serpentes—contra a picada dos falsos mestres. A receita tem 3 substâncias:
1. Não Existe Outro Evangelho.
2. Evangelhos Diferentes Levam a Maldição (não Salvação).
3. Somos Controlados por Somente um Senhor: Cristo. (Nós tememos a Deus e amamos as pessoas).
Nós vivemos em tempos difíceis. Tempos de muita discussão e brigas e acusações. Eu olho para a maneira como vários cristãos lidam com as diferenças na internet ou nas igrejas—às vezes diferenças pequenas—e não é muito animador. Uma agressividade que não honra o Senhor e acabando sendo um testemunho ruim para o mundo.
Ao mesmo tempo, os falsos mestres continuam por aí picando e matando as pessoas com o veneno da falsa doutrina. Seitas continuam surgindo e existindo. O Senhor nos chama a “lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas, versículo 3).
Tem muita coisa em jogo: a glória do Deus que salva e o destino eterno de pessoas que precisam de um Salvador.
Nós precisamos de sabedoria do Senhor para lidar com essas diferenças. Não é fácil navegar pelas águas das nossas diferenças doutrinárias.
Nós precisamos de discernimento espiritual para saber o que é muito importante, o que é importante, o que é menos importante, e o que talvez nem seja tão importante assim.
TRIAGEM TEOLÓGICA
O Presidente de um Seminário Batista nos EUA, um homem chamado Albert Mohler, propôs uma abordagem muito sábia para lidar com as diferenças doutrinárias.
Ele batizou essa abordagem de Triagem Teológica. Ele tirou essa ideia do mundo dos hospitais. Mais especificamente, de um Pronto Socorro. Imagine um hospital muito movimentado. Pessoas estão chegando sem parar.
Alguns chegam gritando de dor. Outro chega todo ensanguentado. Alguns desmaiados. Precisa existir um médico que seja capaz de rapidamente analisar a situação e decidir a gravidade do caso e saber—quem deve ir para cirurgia, quem deve fazer alguns exames, quem pode esperar mais.
Alguém precisa fazer uma triagem para saber como lidar com as diferentes situações. Imagine o caos se todo mundo fosse tratado como uma emergência. Imagine a tragédia se emergências verdadeiras fossem ignoradas. Essa triagem pode salvar vidas.
Na igreja, nós precisamos de sabedoria para fazermos uma triagem teológica. Albert Mohler sugeriu termos 3 níveis de prioridade:
NÍVEL PRIMÁRIO
Essas são as doutrinas centrais e essenciais da fé cristã: a Trindade, Jesus como completamente homem e completamente Deus, a justificação pela fé, a autoridade da Bíblia.
Para essas doutrinas, nós precisamos de coragem para morrer. Atacar essas doutrinas é perder o evangelho, perder a graça de Deus em Cristo e sermos anátemas. Paulo estava lidando com esse nível. Perverter essas doutrinas é muito grave. Quem nega essas doutrinas essenciais, não pode ser considerado um cristão.
NÍVEL SECUNDÁRIO
Mas existe um segundo nível de importância. Nem todos os erros são heresia. Nem todas as diferenças doutrinárias levam à condenação. Neste segundo nível, nós colocamos as doutrinas que os cristãos discordam entre si, que nossas diferença acabam impedindo de servirmos juntos na mesma igreja local, mas nós estamos lidando com diferenças entre irmãos. Dentro da família da fé.
O batismo é um exemplo. Presbiterianos entendem que os filhos dos crentes devem ser batizados por aspersão. Nós, batistas, entendemos que somente os crentes, depois de professarem fé e darem evidência de conversão, devem ser batizados por imersão.
Essa diferença acaba fazendo com que sirvamos em igrejas locais diferentes, mas nós somos irmãos em Cristo. No céu, os presbiterianos vão entender que eles estavam errados. Mas eles acham que no céu nós, batistas, vamos entender que nós estávamos errados. Mas uma coisa é certa: nós estaremos juntos no céu. E isso é mais importante do que nosso entendimento diferente do batismo.
Um outro exemplo seria igrejas que tem mulheres como pastoras. Eu entendo que esse é um erro que tem sérias consequências. Mas isso não é uma heresia. Uma pessoa que crê no pastorado feminino não vai para o inferno. É um erro, mas um erro que não faz da pessoa um não-crente.
No nível primário nós precisamos de coragem para morrer. Nesse nível secundário, nós precisamos de sabedoria para navegar.
NÍVEL TERCIÁRIO
Existe ainda um terceiro nível na triagem. Diferenças doutrinárias que tem a sua importância, mas mesmo com diferenças, nós podemos servir juntos na mesma igreja local. Um exemplo aqui seria a doutrina dos últimos tempos, geralmente chamada de escatologia.
Cristãos creem que Jesus voltará, fisicamente, com seus anjos em grande glória e poder para julgar os rebeldes, salvar seu povo e reinar para sempre. Mas os cristãos discordam na ordem de alguns eventos. Eles discordam sobre como entender o milênio. Meu entendimento é que nós podemos ter pré-milenistas e amilenistas e pós-milenistas como membros da IBJM. Nós não deveríamos nos dividir por causa de diferenças terciárias.
SABEDORIA PARA TRIAR
No nível primário nós precisamos de coragem para morrer. Nesse nível secundário, nós precisamos de sabedoria para navegar. Aqui nós precisamos de graça para abraçar. E continuar servindo juntos na fé que trabalhar pelo amor.
Vários de vocês vieram de seitas. Vocês chegaram aqui muito feridos e confusos. Que o Senhor continue cuidando das suas feridas e que o antídoto do evangelho da graça cure todas as picadas que vocês levaram ao longo desses anos.
Mas lembrem-se que nem tudo é heresia. Nem todos os erros levam à morte. Que o Senhor lhes dê sabedoria.
Nós precisamos evitar dois extremos:
• O erro dos liberais é pensar que não existe nada de importância essencial. Na triagem deles, não existe o nível primário—quase qualquer coisa vale.
• O erro dos fundamentalistas é pensar que não existe nada secundário ou terciário. Tudo é primário. E um espírito excessivamente separatista pode acabar nos dominando.
Nós precisamos de sabedoria do Senhor para fazer a triagem teológica:
• O que é primário e nós nunca podemos abrir mão como crentes—como a justificação pela fé.
• O que é secundário, como questões do batismo.
• E o que é terciário, como questões sobre o fim dos tempos.
APLICAÇÃO
Em Gálatas, Paulo está lidando com o nível primário. O nível mais importante de todos. Os falsos mestres não são crentes lidando com doutrinas difíceis. Os falsos mestres são—usando as palavras do Senhor Jesus—uma raça de víboras querendo picar e matar as pessoas. E essas cobras continuam andando por aí. Na internet. No trabalho. Na família. Nas igrejas.
Povo de Deus da IBJM, nossa proteção está no evangelho da graça de Cristo. Beba dele todos os dias. Quando você acordar e antes de você dormir. Desse antídoto, você nunca vai exagerar na dose.
Não é maravilhoso saber que, com todos os nossos pecados, existe um Salvador? Existe um Salvador que é tão santo, tão poderoso, que a morte dele pode cobrir e pagar todos os nossos pecados?
Não é maravilhoso saber que o Deus que governa esse Universo decretou um plano de salvação em que nós somos perdoados pela graça e não pelas nossas obras?
Mas é isso que esses falsos mestres querem destruir. E pervertendo o evangelho, eles perturbam as pessoas—e tira a paz que só Cristo pode ser.
Eles querem roubar a glória do Senhor Jesus acrescentado obras ao evangelho. Não, Jesus não precisa de ajuda. Jesus não precisa de ajuda para nos salvar. Ele disse: “Está consumado!”, então está consumado.
Jesus não vai deixar de receber a glória que ele é digno. Deus nos salvou sozinho, sem a nossa ajuda. A glória dele não será divida com ninguém.
Você quer ouvir uma ironia santa: os falsos mestres estão acrescentando obras ao evangelho da graça e assim eles estão se perdendo e levando as pessoas à perdição—eles estão chamando sobre eles mesmos a condenação de anátema.
Mas sabe o que é a mensagem do evangelho verdadeiro? Por favor, vá para o capítulo 3.
Gálatas 3:13—Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar — porque está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro”.
A mensagem do evangelho diz que nós estávamos debaixo da maldição, nós tínhamos um “anátema” declarado contra nós porque nós quebramos a lei de Deus. E Jesus—o Santo de Deus—veio para esse mundo mal, esse mundo de pecado e morte, e na cruz se fez pecado por nós. Na cruz ele foi amaldiçoado em nosso lugar.
O evangelho é a mensagem de que Jesus recebeu o “anátema” no nosso lugar. Jesus foi condenado, destruído, feito maldição no nosso lugar, para que, um dia, nós pudéssemos ouvir:
Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo (Mateus 25:34).
Nós não podemos perder essa mensagem por nada.
CONCLUSÃO
A igreja e o mundo precisam de Homens e Mulheres de Deus que tenham uma espinha de aço para se mantarem em pé (firmes) em nome da verdade e um coração macio pelos que sofrem e estão perdidos.
Nós queremos começar bem, continuar bem e concluir bem. Se o Senhor Jesus não voltar antes, nós queremos que a IBJM seja usada pelo Senhor para proclamar o verdadeiro evangelho.
Que nós sejamos servos fieis de Cristo—defendendo a verdade com sabedoria, vivendo no temor do Senhor e amando as pessoas ao nosso redor.
Com a cruz na mãos, ou melhor, com as mãos na cruz, Jesus deu um golpe certeiro na cabeça da Serpente. O que ele nos chama agora a fazer segurar o evangelho da cruz em uma mão e com a outra mão oferecer o antídoto da graça para que outros sejam também curados.
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