Salmo 16: A Alegria da Presença de Deus
- Pastor Alex Daher

- há 7 dias
- 19 min de leitura
19 de Outubro de 2025 – IBJM
Eu gostaria de começar fazendo uma pergunta para vocês sobre Deus: onde Deus está agora? Se uma criança pergunta para você: “onde Deus está?”, o que você responderia?
Nós responderíamos: “Deus está em todos os lugares”. Deus é onipresente. Deus está aqui nesse salão de culto e Deus está no céu. Deus está em Sumaré e em Saturno. Ao mesmo tempo.
O Salmo 139, por exemplo, diz: Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também (Salmo 139:8).
Deus está em todo lugar. Mas existe uma segunda maneira em que a Bíblia fala da presença de Deus. Deus pode estar presente também de uma maneira especial e específica. A Bíblia fala da presença de Deus para falar também do tipo de relacionamento que nós temos com ele.
• Adão e Eva foram expulsos da Jardim—eles foram banidos da presença de Deus.
• Isaías fala que o pecado faz separação entre nós e Deus.
• Deus ordena que Moisés faça um tabernáculo para que Deus possa habitar (estar presente) com o seu povo.
• Deus promete para Salomão que ele irá habitar no templo que ele construiu.
• Deus estava presente com Israel de uma maneira diferente em que ele estava presente com os egípcios.
• Jesus prometeu que o Espírito de Deus estaria em nós (presente) de uma maneira em que ele não está com aqueles que não creem.
O Salmo 16 é sobre esse segundo tipo da presença de Deus. A presença especial e específica. Uma presença em amor.
O Salmo 16 é uma oração sobre como Deus manifesta a presença dele com aqueles com que ele tem um relacionamento de fé e amor com ele.
Deus manifesta essa presença dele para você, cristão, de muita maneiras. Nesse salmo, ele está presente de 5 maneiras: protegendo você, separando você, satisfazendo você, guiando você e alegrando você.
Deus manifesta a presença dele:
1. PROTEGENDO VOCÊ (vv. 1-2)
Davi começa orando:
[1] Guarda-me, ó Deus...
Me preserva, me protege, me guarda, ó Deus.
A razão que Davi dá para Deus guardá-lo é:
[1] Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.
Em ti me refugio é uma maneira visual de falar em ti em confio. Davi está correndo para o Senhor como um refúgio (o lugar onde ele está seguro): “Deus. Me proteja!” Como uma criança sai correndo, gritando com medo e pula no colo do pai.
Mas o correr do Salmo 16 não é um correr com as pernas. É um correr que você faz com o coração: orando.
Com o coração angustiado, você corre para Deus orando: “Senhor, me guarda. Fica perto de mim”.
Se você estivesse andando na rua à noite, sozinho, e viesse um homem mal-encarado na sua direção com uma faca na mão, você ficaria com medo? Eu também.
Mas e se você não estivesse sozinho. Se você estivesse junto com dois amigos, policiais, faixa preta em Judó, arma na cintura, cada um com 2 metros de altura e 150 quilos de músculo, você ficaria com medo? Eu também não.
Faz diferença quem está com você. Deus não colocou dois policiais ao seu lado. Ele fez mais. Ele colocou mais força em volta de você: todo o poder de um Deus Todo-Poderoso. Ele próprio, o Senhor dos Exércitos, prometeu guardar você.
• Esperar o resultado de um exame médico nos dá medo.
• Esperar o resultado de uma entrevista nos dá medo.
• Não ter dinheiro suficiente para pagar as contas nos dá medo.
• Não ver seu marido andando com o Senhor dá medo.
• Não ver os filhos andando com o Senhor dá medo.
• Não saber se eu vou casar e ter filhos dá medo.
• Não saber o que vai acontecer dá medo.
Quando nós estamos com medo, Davi está nos ensinando: você não precisa fazer uma oração longa. “Guarda-me, ó Deus” é suficiente para o Senhor colocar guardar você.
DEUS É O SEU DEUS
O Deus para quem você pede ajuda não é qualquer Deus. Davi emenda a oração com uma declaração:
[2] Digo ao Senhor: “Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.”
Ser Senhor é ser Soberano. Ser Senhor é ser Rei. Davi está dizendo: “Tu és o meu Senhor”—aquele que reina sobre mim e tudo o que acontece na minha vida.
Nós fazemos bem em usar essa linguagem pessoal. Deus não é só o Senhor. Davi chama o Senhor de “MEU Senhor”. Ele é o “MEU Deus”. O “MEU Salvador”. O “MEU” refúgio. Nesse contexto, “meu” é não é egoísmo. É confiança em Deus. É fé.
O BEM SUPREMO
Fé em um Deus que é o nosso único bem. Davi está conectando também com a oração do versículo 1. Outro refúgio nós não temos, senão a Deus somente.
• Uma conta bancária gorda não tem poder para nos proteger e salvar. Uma dia os ricos não terão acesso a toda a fortuna deles e tudo será perdido.
• Uma saúde boa não tem poder para nos proteger e salvar. Um dia a saúde vai nos abandonar e ir embora para sempre.
• Uma reputação e sucesso na carreira não tem poder para nos proteger e salvar. Os famosos e bem-sucedidos também morreram como todos os mortais.
Mas você que tem Deus, você tem um bem que você nunca irá perder. Por causa da sua fé em Cristo—sua fé na morte dele na cruz no seu lugar—você tem um bem que nada nesse mundo vai tirar. Deus é o seu Deus para sempre.
Ele não prometeu que você nunca vai sofrer. Ele prometeu algo melhor: ele prometeu que ele nunca vai deixar você.
Além de proteger você, Deus manifesta a presença dele:
2. SEPARANDO VOCÊ (vv. 3-4)
[3] Quanto aos santos que há na terra, eles são os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer. [4] Muitas serão as dores dos que trocam o Senhor por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão os nomes deles.
Davi está falando de dois grupos de pessoas nesses dois versículos:
• No versículo 3, ele fala dos cristãos, os “santos que há na terra”;
• No versículo 4, ele fala dos não-cristãos, aqueles que “trocam o Senhor por outros deuses”.
Esses dois grupos englobam toda a humanidade. Não fica ninguém de fora. Não existe um terceiro grupo. Em qual grupo você está é a questão mais importante da sua vida.
Eu disse que esses dois versículos falam de Deus manifestando a presença dele “separando você”. O que eu quero dizer é que Deus separa você PARA ELE.
Isso é ser salvo: é ser retirado do grupo que troca o Senhor por outras coisas (outros deuses) e ser colocado (transferido) para o grupo “santos”. Ser santo é ser separado. Separado do mundo para Deus.
Mas não parece que Davi está exagerando? Ele acabou de falar no versículo 2 que Deus é o único bem dele. E logo no versículo seguinte, ele fala que todo o prazer dele está nos “santos que há na terra”—no povo de Deus.
“Davi, afinal de contas: seu prazer está todo em Deus ou no povo de Deus”?
Eu entendo que a resposta de Davi seria: “Sim! Meu amor por Deus se manifesta em meu amor pelo povo dele. E meu amor pelo povo dele é uma evidência do meu amor por Deus.
Nós podemos ir além: estar na companhia do povo de Deus é estar na companhia de Deus… porque Deus escolheu habitar com o seu povo.
É maravilhoso ver esse amor dentro do povo de Deus: vocês orando juntos e chorando juntos. Estudando a Bíblia juntos e comendo juntos. Estar com o povo de Deus cantando e conversando é o mais perto que se pode chegar do céu ainda estando na terra.
SANTOS NÃO TÃO SANTOS
Talvez algum de vocês ouvem isso e pensam: “Davi está exagerando. Isso não é real. A igreja é na verdade muito complicada”.
Talvez alguns de vocês estejam machucados porque alguns desses santos que há na terra fizeram alguma coisa contra você. Talvez em outra igreja. Ou aqui na IBJM mesmo.
Pode ser até que você venha aos cultos, talvez até seja membro aqui, mas você não quer se envolver muito. “Porque se eu me envolver demais com as pessoas”, você pensa, “eu vou me machucar de novo”.
Eu gostaria de fazer 3 comentários que, eu espero, possam ajudar você. Esses comentários podem ser aplicados também no seu casamento, na sua família e em outros relacionamentos.
Primeiro, eu lamento que você tenha sido ferido.
Nós não queremos desprezar sua dor. Quando nós somos tratados de forma injusta, a dor que nós sentimos é real. Pode ser que alguém realmente fez algo grave contra você. Isso é parte de viver em um mundo depois de Gênesis 3.
Segundo comentário para você que foi ferido: lembre-se que você também é pecador.
Todos nós somos. Você precisa da mesma graça que seu irmão e sua irmã precisa.
Quando nós somos machucados por alguém, é fácil ficar concetrado no pecado do outro que esquecemos que nós também ferimos outras pessoas. Se Deus retirar a mão de nós, nós vamos fazer um estrago em nossos relacionamentos.
Meditar no seu próprio pecado ajuda você se tornar mais compassivo com outros pecadores. Meditar em nosso próprio pecado nos guarda de termos um espírito de justiça própria e nos acharmos superiores aos outros pecadores.
Trazer à minha memória que eu sou um pecador e que Deus é muito misericordioso comigo me ajuda a olhar para os outros da maneira correta e tem um poder enorme para transformar minha chateação com os outros em compaixão e amor.
Terceiro comentário para ajudar você que não tem tido prazer nos santos que há na terra: veja como Deus ama os santos—todos os santos: você e todos seus irmãos em Cristo.
Veja que grande amor Jesus tem pelos santos imperfeitos que ele salvou. Eu sei que esse salmo é um salmo de Davi. Mas esse salmo encaixa ainda mais perfeitamente na boca de Jesus, nosso Rei. Jesus pode dizer com todo o coração dele sobre nós:
[3] Quanto aos santos que há na terra, eles são os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.
• Jesus nos amou tanto que ele quis ser humilhado e desprezado pelo mundo.
• Jesus nos amou tanto que ele quis morrer uma morte de cruz: carregando o peso do nosso pecado e enfrentando o julgamento que nós—os santos que há na terra—merecíamos.
Crente machucado, o Jesus que amou você e deu o sangue dele por você também amou seu irmão ou sua irmã que pecaram contra você.
• Eles são a Noiva amada de Cristo, como você.
• Eles são a Menina dos olhos de Deus, como você.
• Eles são o Templo do Espírito Santo, como você.
Esse irmão, essa irmã que você está tendo desprazer—Deus amou essa pessoa antes da fundação do mundo, como ele amou você, crente.
Meu irmão, minha irmã, eu lamento que você foi ferido, mas ore, confie em Deus e dê passos de fé se arriscando e se envolvendo na vida dos seus irmãos na igreja. Perdoe e peça perdão. Ame e seja amado. Deus usa as feridas que nós recebemos para nos tornar mais parecidos com aquele que foi ferido na cruz no nosso lugar.
É verdade que os santos que há na terra não são perfeitos. Mas Jesus tem todo o prazer nesses santos. Quanto mais parecido com Jesus nós somos, maior amor nós teremos pelos santos na terra e que ainda não glorificados no céu.
AS DORES DOS TROCADORES
O contraste entre o versículo 3 e o 4 não poderia ser maior. Se Davi e Jesus têm todo o prazer no povo de Deus, aqueles que trocam o Senhor por outros deuses sofrerão muitas dores. Dores nessa vida, mas especialmente dores na condenação eterna.
Trocar o Senhor por alguma outra coisa é a raiz de todo o pecado. Seja trocar a Deus por uma imagem de madeira ou gesso, seja trocar Deus por alguma coisa desse mundo.
Se você está trocando o Senhor por algo desse mundo, destroque. A partir de hoje, destroque.
• Você está em um relacionamento que o Senhor não aprova, destroque.
• Você está fazendo alguma coisa—que talvez ninguém saiba—que afasta você do Senhor, destroque.
• Você está fazendo alguma coisa ilícita no trabalho, destroque.
Abra mão do que você sabe que precisar para poder abraçar o Senhor Jesus pela fé e viver na presença de Deus. Muitas serão as dores dos que trocam o Senhor por outras deuses—outras coisas desse mundo.
Além de falar do DESTINO daqueles que não amam o Senhor, Davi fala também da DISTÂNCIA que ele coloca entre o estilo de vida dele e o estilo de vida do mundo.
Continuação do v.[4] (...) não oferecerei as suas libações de sangue [sacrifícios de animais], e os meus lábios não pronunciarão os nomes deles.
Cristãos são pecadores, mas eles têm um estilo de vida diferente. Você foi separado. Você não pode participar de práticas que Deus condena.
Você lida de maneira diferente com comida, bebida, sexo, dinheiro, trabalho, casamento, filhos, trabalho, como você se veste, como você usa seu tempo livre. Eu não estou dizendo que você precisa se isolar em uma fazenda e não ter mais contato com o mundo—se bem que às vezes dá vontade—mas não é isso que o Senhor quer de nós.
Jesus não pediu a Deus que nos tirasse do mundo, mas ele pediu para nos livrar do mal. Nós falamos de Cristo para as pessoas do mundo e nós as amamamos, mas não chegamos nem perto de práticas que desonram o nome de Deus.
Deus manisfeta a presença dele: (1) protegendo você, (2) separando você.
3. SATISFAZENDO VOCÊ (vv. 5-6)
Davi está usando a Terra Prometida para falar da satisfação dele em Deus.
[5] O Senhor é a porção da minha herança [terra] e o meu cálice [símbolo da provisão de Deus]; tu sustentas a minha sorte. [6] As minhas divisas caíram em lugares agradáveis; é linda a minha herança.
Dá para ver o coração de gratidão de Davi. Ele está satisfeito com o que o Senhor deu a ele. No versículo 6 ele olha para as divisas da terra que ele recebeu e diz: “elas caíram em lugares agradáveis”. Ele olha para o que o Senhor deu a ele e ele diz: “É linda a minha herança!”.
Quando nós estamos satisfeitos em Deus, nós ficamos satisfeitos com a provisão de Deus. O que ele nos dá é suficiente.
Nós sabemos que a nossa alegria não está em ter mais coisas. A alegria que realmente sacia está em estar satisfeito com o que Deus já deu.
A RAIZ DA INSATISFAÇÃO (E O REMÉDIO)
Vamos olhar para o lado negativo dessa realidade e depois nós voltamos para o lado positivo. Isso vai nos ajudar a ajustar nosso coração.
Toda a nossa insatisfação, nosso descontentamento, nossa mumuração—toda—têm a mesma raiz: nós estamos acreditando que precisamos de mais alguma coisa além de Deus para sermos felizes. Para ficarmos satisfeitos. Para nos sentirmos seguros.
Toda vez que eu estou insatisfeito com a minha vida, isso é uma manifestação do meu coração dizendo: “Deus não é suficiente. Eu preciso de mais alguma coisa para ficar bem”.
Mas isso não é verdade. Nós sabemos que Deus está falando a verdade quando ele disse: “a minha graça te basta”.
Então nós lutamos contra a insatisfação do nosso coração nos satisfazendo com a provisão de Deus. Como Davi, nós ficamos satisfeitos com o pedaço de terra que ele nos deu e, pela graça de Deus, nós podemos dizer: “é linda a minha herança”.
Porque Deus é suficiente—porque a graça dele em Jesus é tudo o que você precisa—agora você pode ficar satisfeito com a provisão dele:
• A sua família foi dada a você por Deus, mesmo com todas as dificuldades que você precisa enfrentar.
• Se Deus é suficiente—e ele é!, nós vamos conseguir colocar nosso casamento nas mãos de Deus e confiar nele, mesmo que nosso casamento esteja em um momento difícil.
• Nós vamos agradecer pelos nossos filhos e confiar que nós temos os filhos que Deus quis nos dar, com as tristezas e alegrias que eles nos dão, e confiar que Deus tem bons motivos para tudo o que ele faz.
• Nós vamos nos contentar com a nossa situação financeira. Nós temos a quantidade de dinheiro exata que Deus quer que nós tenhamos.
• Nós temos a quantidade exata de saúde que Deus quer que nós tenhamos nesse momento: essa a provisão dele.
• Eu tenho a quantidade exata de provação que Deus quer que eu tenha para que eu saiba que ele é suficiente.
Tudo o que você tem, a situação que você está vivendo e suas provações, elas foram escolhidas por um Deus bondoso que ama você e quer que você fique satisfeito nele. É o que eu chamo de “soberania detalhada”. E amorosa.
A graça dele realmente nos basta. Que o Senhor ajude a crer e sentir o que nós sabemos que é a verdade.
Deus cerca você com a presença dele de muitas maneiras: protegendo você, separando você (para ele), satisfazendo você (com ele mesmo), quarto:
4. GUIANDO VOCÊ (vv. 7-8)
[7] Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.
O Senhor não determina as coisas que acontecem na sua vida e depois fala: “agora você se vira, meu filho”. Esse não é o nosso Deus. Deus aconselha você. Ele ensina você. Ele guia você com o bordão e o cajado dele de Bom Pastor.
LEIA A BÍBLIA E FAÇA ORAÇÃO
Como Deus guia você?
No versículo 7, Davi diz: “O Senhor me aconselha”. Como Deus aconselha você? Através da Palavra dele. Toda vez que a Bíblia é aberta, Deus abre a boca para aconselhar você. Você abre a Bíblia no seu tempo devocional, Deus está aconselhando você. No culto domingo. No encontro do PG. Nos estudos bíblicos que você participa. Nos discipulados. Nos conselhos que você ouve de outros santos que há na terra.
Agora, se nós não abrimos a Palavra dele e não ouvimos a Palavra dele com fé, nós não seremos guiados. Nós ficaremos perdidos.
Olhe para a sua vida: não é verdade que quando você passa tempo na presença de Deus (na Palavra dele em casa e com o povo dele na igreja) você responde melhor às suas tentações e provações.
E quando nós nos afastando da Palavra de Deus, nós estamos também nos afastando de Deus—e nós ficamos perdidos em vez de guiados. Nossos olhos ficam mais embaçados e não enxergamos muito bem. Começamos a fazer escolhas ruins. O pecado parece mais atraente. Jesus parece menos interessante. Cedemos às tentações. Ficamos menos pacientes. Menos amorosos. Menos esperança. Menos direção.
Deus prometeu guiar você. E nosso papel é abrir a Bíblia e ouvir o conselho dele com fé.
Na segunda parte do versículo 7, quando Davi fala “até durante a noite meu coração me ensina”, ele está provavelmente falando do tempo de oração sozinho. Deus imprime as verdades dele na nossa mente quando nós oramos. Além de usar seu tempo na Palavra, Deus usa seu tempo em oração.
Se você passar tempo na presença de Deus—na Palavra e em oração—Deus irá guiar você. Pode ser por um caminho diferente do que você tinha imaginado, mas você irá olhar para trás e poder dizer: “Bondade e misericórdia certamente me seguiram todos os dias da minha vida”.
O versículo 8 repete a oração do versículo 1—guarda-me, ó Deus—mas em forma de uma afirmação:
[8] Tenho o Senhor sempre diante de mim; estando ele à minha direita, não serei abalado.
São os pensamentos que não incluem Deus que me deixam abalado. Agitado. Angustiado.
“Eu não vou conseguir fazer isso”. “Essa situação nunca vai mudar”. “Eu nunca vou conseguir deixar esse pecado”.
Esses são pensamentos ateus. Quando eu penso assim, eu estou criando um mundo na minha mente em que Deus não existe.
Onde está Deus na frase: “Eu não vou conseguir lidar com isso, a situação nunca vai mudar”. Deus está do lado de fora. Eu exclui Deus. É por isso que eu estou tão abalado.
Como eu luto com essa agitação na minha alma? Da mesma maneira que Davi está fazendo no versículo 8.
Eu paro e penso: “Tenho o Senhor sempre diante de mim”. “Deus está comigo—com a presença dele para me fortalecer, me ajudar, e me sustentar”.
E meus pensamentos cristãos sopram com a força necessária para expulsar meus pensamentos ateus—pensamentos que não incluem Deus. Meu coração se acalma, meu medo é abafado e meu espírito é sossegado.
Às vezes, em uma questão de segundos. Às vezes, demora mais. Às vezes, demora bem mais. Mas o método de Deus para estabilizar nosso espírito agitado é nos convencer da presença dele. Você prega o mesmo sermão do versículo 8 para você mesmo, não uma vez, mas várias vezes… por dia.
Agora, se Deus—esse Deus protetor e cheio de amor—prometeu estar conosco, a presença dele tem mais um efeito em nós.
Ela nos alegra:
5. ALEGRANDO VOCÊ (vv. 9-11)
[9] Por isso o meu coração se alegra e o meu espírito exulta [que é uma outra palavra para se alegrar];
Davi começa com “por isso”.
• Porque o meu Deus me protege.
• Porque o meu Deus me separa.
• Porque o meu Deus me satisfaz.
• Porque o meu Deus me guia.
POR ISSO, o meu coração se alegra. Com um Deus desse, nosso coração se alegra. Pensar que Deus—o Deus do Universo—está à minha direta, perto de mim, faz nosso coração se alegrar, mesmo que às vezes com lágrimas no rosto por causa de algo difícil que está acontecendo em sua vida.
Davi agora faz uma transição do presente para o futuro:
Continuação do v.[9] (...) até o meu corpo repousará seguro [futuro].
[10] Pois não deixarás [futuro] a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Ele continua falando da presença de Deus:
[11] Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente.
Ele continua com o mesmo assunto: a presença de Deus, mas agora ele move a mente para o futuro. Ele começa a pensar o que vai acontecer com ele (e conosco) quando nossos dias nesse mundo chegarem ao fim.
Se existe algo que pode nos tornar mais alegres e menos abalados, é pensar no futuro que o Senhor nos prometeu.
Continuação do v.[9] (...) até o meu corpo repousará seguro.
O que ele quer dizer com o corpo dele vai descansar seguro? Isso fica mais claro no versículo 10:
[10] Pois não deixarás a minha alma na morte,
nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
QUEM É O “TEU SANTO”?
De quem Davi está falando? Ele parece estar falando dele mesmo. As duas frases estão em paralelo, como é comum nos salmos e nas poesias do Antigo Testamento. Veja as duas frases do versículo 10:
• “Não deixarás” está em paralelo com “nem permitirás”.
• “minha alma” está em paralelo com “teu santo”.
• “morte” está em paralelo com “corrupção”.
Davi está falando da ressurreição dele, da vida eterna que Deus dará a ele. Davi sabe que a morte não é o fim. A morte é como uma porta. E quando ela for aberta e nós chegarmos do outro lado—Deus estará lá.
Davi está falando dele—da ressurreição dele. Mas Davi não está falando SÓ dele. Pelo menos não foi assim que Pedro e Paulo interpretaram o Salmo 16. Vamos para o livro de Atos, capítulo 2, o texto que ouvimos no culto.
Versículo 25. Pedro começa a citar o Salmo 16:
[25] Porque Davi fala a respeito dele, dizendo: “Eu sempre via o Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita, para que eu não seja abalado...
Ele vai até o versículo 28 citando o Salmo 16. Agora ele explica e aplica. Pedro pregava expositivamente:
Versículo [29] Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. [30] Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, [31] prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. [32] Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas.
Pedro deixa claro que o Salmo 16 é também um profecia sobre o Messias. Sobre o filho de Davi que reinaria para sempre (2 Samuel 7). Um Rei com R maiúsculo.
Volte para o Salmo 16, por favor. Nossa Bíblia está certa em colocar Santo com S maiúsculo no versículo 10. Esse versículo é também uma profecia sobre o Santo (o Rei) que cumpre perfeitamente tudo o que Davi fez e falou imperfeitamente.
• Deus era o Senhor de Davi, mas às vezes Davi trocou Deus por outras coisas nesse mundo, quando ele dormiu com Bate-Seba e assassinou Urias.
• Davi tinha prazer no povo de Deus, mas nem se compara com a alegria perfeita que Jesus tem em nós.
• Davi se alegrava em Deus, mas Jesus, por causa da alegria que estava proposta a ele (Hebreus 12), suportou muito mais que Davi. Jesus suportou a cruz e foi exaltado muito mais alto. Ele foi exaltado não só ao trono de Israel. Mas a um trono no céu.
O TEU SANTO: ELE É NÓS
E porque nós estamos unidos a Cristo pela fé—nós fomos mortos com ele para o pecado e nós ressuscitamos com ele para uma nova vida, o Salmo 16 também se aplica a nós.
Assim como Deus não deixou a alma de Jesus na morte, ele também não deixará a nossa alma na morte. A morte é, para você, cristão, o começo da melhor fase da sua vida. Uma fase que nunca vai terminar. Olha como o Salmo 16 termina:
[11] Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente.
Davi, pelo Espírito Santo, descreve duas qualidades da alegria que você vai experimentar em mais alguns dias:
Primeiro, ele fala de plenitude de alegria (v. 11).
A alegria que você terá quando você tiver na presença de Deus será completa, completamente cheia, sem faltar nada. Sem nada para atrapalhar. Nenhum tipo de tristeza misturada.
Todas as suas tristezas podem parecer um Golias hoje (3 metros de altura), mas quando você estiver diante do Monte Everest da glória de Deus (9km), suas tristezas serão engolidas. Elas não podem ser comparadas com a glória a ser revelada em nós.
Você ficará tão dominado pelo amor de Jesus por você, você ficará tão maravilhado em ver seu Salvador pessoalmente, que você vai não só pensar que você está no céu—você estará no céu. O dia do céu terá chegado. Esse será o dia da plenitude. Estar diante do Rei da Glória.
Mas ainda não acabou. O céu é ainda melhor.
Segundo, a última frase: ele fala de delícias perpetuamente (v. 11).
A alegria será não apenas completa. Ela será eterna. Nossas alegrias aqui são sempre temporárias. Nossa mente acaba pensando em alguma outra coisa ou alguma tristeza entra e nossa alegria é roubada. Como água derramada, não tem como recuperar.
O que Jesus está oferecendo—se você se arrepender dos seus pecados e confiar que só a morte dele na cruz pode pagar pelos seus pecados—é impossível de descrever. Nem a língua dos anjos conseguiria: 50 bilhões de anos de alegria plena... de graça.
Essa é a nova fase da sua vida, a fase que Jesus comprou com o sangue dele naquela cruz: alegria plena e perpétua porque você estará na presença dele.
Esse futuro de alegria infinita me lembrou do que o Billy Graham disse. Ele falou:
Um dia você irá ouvir que o Billy Graham está morto. Não acredite em nenhuma dessas palavras. Eu estarei mais vivo do que estou agora. Eu apenas terei mudado o meu endereço. Eu estarei na presença de Deus.
CONCLUSÃO
A Pergunta 10 do Catecismo que nós usamos com as nossas crianças aqui na igreja é: Onde Deus está? A resposta é: “Deus está em todo lugar”.
Eu amo a próxima pergunta. Pergunta 11: “Você pode ver a Deus?”
Resposta: “Eu não posso ver a Deus, mas ele sempre me vê”.
Não são só as crianças que precisam saber essa verdade preciosa. Todos nós precisamos: “Eu não posso ver a Deus, mas ele sempre me vê”.
Para você se sentir seguro, você não precisa ver a Deus nesse mundo. Basta você saber que ele vê você. E que a graça dele nos basta.
Ele sabe exatamente o que nós precisamos. Ele sabe exatamente o que nós estamos sentindo. Ele sabe exatamente o que ele precisa fazer com a nossa vida para que fiquemos sempre perto dele—na presença dele.
Um dia, você verá a Deus: O Deus que assumiu um corpo, matou a morte, ressuscitou ao terceiro dia, e hoje está vivo e assentado no trono do Universo.
O Deus e Rei que irá rasgar o céu, fazer a trombeta soar, e dar uma ordem para o nosso corpo que estava repousando seguro (como ele fez com Lázaro): “Levante-se, venha para fora”, e o nosso corpo obedecerá. E nós nos levantaremos e, com um corpo como o dele, nós vivermos com ele.
Em plenitude de alegria. Para sempre.
Até chegarmos lá, o Senhor irá nos guardar.
Igreja Batista Jardim Minesota
Rua Clotildes Barbosa de Souza, 144
Jardim Santa Maria (Nova Veneza) Sumaré - São Paulo








Comentários