Luzes abstratas

Retorno dos Cultos

Plano para retomada dos cultos na IBJM

Comunicado

Igreja Batista Jardim Minesota (Sumaré/SP)

Atualização: 02 de setembro de 2020

14 de Agosto de 2020

Povo de Deus, graça e paz!

Ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam (Salmo 24:1). 

 

Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre (Salmo 136.1). 

 

Alegrei-me quando me disseram: “Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 112:1).

​​​

Nosso Deus reina. Todas as coisas são dele, por ele e para ele. O Universo é dele, a Terra é dele, nós somos dele e a IBJM é dele.
 
Nosso Deus reina através de Cristo, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele usa homens bons e maus, situações boas e ruins, ele usa governantes e vírus e o que ele quiser para trazer as ovelhas ao Bom Pastor e mantê-las perto dele.
 
Nesses últimos meses, nossas
reuniões foram temporariamente suspensas, mas o amor de Deus por nós em Cristo não foi suspenso. Ele continuou salvando e santificando, purificando e preservando, guardando e guiando. Como João disse sobre Jesus, “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (João 13:1). Esse é o Salvador que adoramos.

Quero agradecer a paciência, perseverança e fidelidade de vocês durante essa crise do coronavírus. Louvo o Senhor pelo que ele tem feito em nossa igreja. Oro para que o nome dele seja glorificado em nosso meio e conhecido entre as nações.
 
Depois de 5 meses sem nos reunirmos presencialmente, vamos retomar os cultos. No restante do documento eu escrevo sobre a
história passada, a situação presente, o plano de retorno e as medidas sanitárias que serão tomadas.

A história passada
 
No dia 18 de março, eu escrevi para vocês:

Povo de Deus, vocês têm acompanhado as notícias sobre o coronavírus (COVID-19). Órgãos de saúde e governos solicitaram que o contato social seja restringido para tentar impedir que o vírus se alastre ainda mais, especialmente para proteger aqueles de saúde mais vulnerável e os mais idosos. Esse pedido parece ser razoável no cenário em que estamos, e por isso nós devemos atendê-lo. Tudo isso nos leva a tomar decisões difíceis, mas necessárias. Pelo restante do mês de março, estão suspensas todas as nossas reuniões públicas na igreja.

Essa foi uma decisão difícil, mas no momento parecia necessária. Eu usei a palavra “razoável”. Mas nosso Senhor nos deixou essas palavras:

Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras. Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima (Hebreus 10:2425).

Por isso, a decisão de suspender os cultos foi muito difícil. Na IBJM, nosso compromisso com Cristo e uns com os outros é não deixarmos de nos congregar. Não é possível obedecer a esse mandamento de maneira online. Também não é possível mantermos comunhão como corpo de Cristo e exercitar os dons que o Espírito Santo nos deu se estivermos separados fisicamente de forma indefinida.
 
A palavra igreja, no Novo Testamento, significa assembleia. Uma
assembleia é, por natureza, um grupo que se reúne. No caso da igreja, um grupo de pessoas que professam que Cristo é Senhor e que fizeram, entre si, uma aliança de se amarem, servirem e cuidarem uns dos outros.
 
Mas o pedido do governo parecia razoável. Por isso, suspendemos temporariamente as reuniões presenciais na igreja.

A situação presente
 
Apesar da flexibilização das medidas restritivas, a situação ainda é
incerta. Incerta em pelo menos dois aspectos:
 

1. Medidas Preventivas: Governos municipal, estatual e federal, por vezes, não tem a mesma visão do que deve ser feito. De qualquer forma, nós vamos praticar as medidas que parecem ter maior aceitação entre aqueles da área médica (mais detalhes abaixo).
 

2. Real Ameaça do Vírus: Pessoas têm diferentes percepções de quão grave é a crise do covid-19. Essa diferença se dá não só no governo, mas também em nossas famílias, amigos e, eventualmente, na igreja.
 
Esse segundo aspecto nos lembra da importância de
aceitarmos uns aos outros em Cristo (Romanos 14-15).

Por exemplo, talvez para alguém mais jovem, que continuou com uma rotina de trabalho relativamente normal, a pandemia não o afete tanto. Mas alguém mais idoso, pessoas da área de saúde e aqueles que perderam pessoas queridas talvez se sintam mais ameaçados pelo vírus.
 
Por causa dessa
variedade de experiências, precisamos de humildade para demonstrar amor uns com os outros. Nossas consciências são calibradas de forma diferente. A situação é complexa. Precisamos pedir sabedoria.  
 
Nesse espírito de
coragem humilde e unidade de amor, vamos adotar algumas medidas que parecem adequadas no momento, mesmo que sejam um pouco desconfortáveis. Esse parece ser o caminho mais sábio e amoroso agora.

 

Resumo do Plano
 
A partir desse domingo,
16 de agosto, vamos retomar o culto de domingo às 19h de forma presencial. Isso significa que essas reuniões deixarão de ser feitas online e nos reuniremos na Rua Astério Pinto, 71 (Sumaré). Por enquanto, a Escola Dominical (domingo às 9h30) e a Reunião de Oração (quinta-feira às 19h30) continuarão sendo online.
 
A
mensagem de domingo continuará sendo gravada e disponibilizada nas redes sociais durante a semana para aqueles que, por algum motivo, não puderam congregar no domingo.  
 
Durante o mês de agosto também não teremos
ministério infantil, biblioteca e não celebraremos a Ceia do Senhor. Em parte, por uma questão logística. Se Deus quiser, após algumas semanas de readaptação, essas atividades também serão retomadas, assim como a EBD e reunião de oração.

 

 

Medidas Sanitárias
 

  • Na entrada da igreja haverá pessoas com álcool em gel e instruindo aqueles que chegam sobre as medidas de higiene.

  • Cada banheiro terá borrifadores com álcool 70%.

  • Distanciamento: usaremos fileiras alternadas e cada família se sentará separada uma da outra. Vamos manter também as janelas abertas.

  • Pedimos que todos usem máscara facial. Haverá máscaras disponíveis para aqueles que precisarem.

  • Teremos voluntários limpando a igreja antes e depois das reuniões.

 
Se você tem a saúde debilitada ou idade mais avançada e nesse momento entende não ser possível congregar, nós entendemos e queremos servi-lo no que for possível.
 
Se você está apresentando sintomas de gripe ou febre, pedimos que você fique em casa e ouça a mensagem durante a semana na internet.

 

Uma Família, Para Sempre
 
Somos uma família adotada pelo mesmo Pai, comprada pelo sangue do mesmo Salvador, e sustentada pelo mesmo Espírito. Os laços de amor na igreja de Cristo são eternos, porque aquele que criou esses laços é eterno.
 
Eu estou à disposição de vocês para o que precisarem. Termino com as palavras de encorajamento do apóstolo Pedro:

 

O fim de todas as coisas está próximo; portanto, sejam criteriosos e sóbrios para poderem orar. Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem murmuração. Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém! (1 Pedro 4:7-11).

No amor de Cristo, nosso eterno Rei e Refúgio,

Alex Daher

Sobre a Reunião de Oração, Escola Dominical, Ceia do Senhor e Ministério Infantil

 

Povo de Deus!

 

Quero agradecer a resposta de vocês às medidas que temos tomado nesse retorno aos cultos. A alegria e paciência de vocês tem sido um presente de Deus para mim. Vejo que ele tem abençoado nossa comunhão. Sou grato ao nosso Senhor pela IBJM!

 

Conforme avisado no último culto (30/08), a partir dessa semana a Reunião de Oração das quintas-feiras às 19h30 acontece presencialmente no local de reunião da igreja. Portanto, não haverá mais atividade pelo zoom às quintas.

 

A Escola Dominical, domingo às 9h30, permanece acontecendo pelo zoom (online) durante o mês de setembro. Nossa expectativa é que a Escola Dominical também volte a ser presencial a partir de Outubro.

 

Assim, tanto as famílias quanto a igreja tem tempo para continuar se ajustando a esse retorno.

 

Comunico com alegria e expectativa também que celebraremos a Ceia do Senhor, se Deus assim permitir, neste domingo, dia 06 de setembro. Depois de 6 meses, vamos a celebrar a vitória do nosso Rei sobre a morte, nossos pecados completamente pagos na cruz, nossa união com Deus eternamente assegurada, nossa reconciliação uns com os outros garantida, e nosso futuro glorioso na presença dele proclamado através da Ceia.

 

“E, pegando um cálice, depois de ter dado graças, disse: — Peguem e repartam entre vocês. Pois eu digo a vocês que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. E, pegando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: — Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois da ceia, pegou o cálice, dizendo: — Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado por vocês.” (Lucas 22:17-20)

 

Estamos comprando os elementos da Ceia da VINN's. A empresa segue as diretrizes da ANVISA. Os cálices com suco são fabricados por máquinas totalmente automatizadas e o pão fica protegido por uma tampa plástica. Desta forma, podemos celebrar a Ceia seguros e nos concentrarmos na riqueza da graça do nosso Deus em Cristo.

Quanto ao Ministério Infantil e Berçário, estamos em fase de planejamento para a retomada e vocês devem ouvir sobre nosso plano de retorno nas próximas semanas.

Em Cristo Jesus, nosso Rei,

Alex